fbpx

Roteiro Gramado 5 dias com Rota Romântica

Você que vem passar 5 dias aqui nas cidades mágicas de Gramado e Canela. Conheça esse passeio incrível começando pela Rota Romântica de carro. Roteiro Gramado 5 dias com tudo organizado pra você.

Ao longo da postagem você vai pegar várias dicas da famosa Rota Romântica, pontos legais para conhecer, horários, tempo de deslocamento para conhecer cada atração e muito mais. fizemos tudo com muito carinho para sua viagem.

Antes de começar o roteiro, divida o dia em 3! Uma coisa que sempre falamos nos nossos vídeos na hora de fazer o roteiro é dividir o seu dia em três partes com manhã, tarde e noite.

Depois vá preenchendo os intervalos com os locais de janta e almoço. É uma dica a mais de organização que pode fazer muita diferença quando estiver fazendo os ajustes nos dias do seu roteiro.

Roteiro gramado 5 dias
Andy e PH no Pórtico de Gramado vindo pela Rota Romântica. Foto por: Brianna Dalpiaz

Uma coisa é certa, você não conseguirá fazer todos os passeios, provar todas as comidas ou visitar todos os lugares que você gostaria de ir em uma única viagem.

Nós aqui do Chapéu de Viagem ( Andy e PH) não conseguimos visitar nem metade do que gostaríamos e moramos aqui em Gramado desde 2018.

E olha que nós passeamos bastante para aprender e conhecer o máximo de lugares possíveis para indicar para os nossos seguidores.

Onde comprar ingressos com Descontos?

É importante saber que viajar para Gramado (e região) pode sair mais caro se você não se planejar.
Como você está aqui já vai saber das boas! Parabéns por estar pesquisando tudo e já se planejando!
Pode parecer bobo mas a maioria das pessoas viaja sem planejamento e gasta muito mais!

LISTA DE LUGARES DE GRAMADO E CANELA QUE FALAREMOS AQUI

  • Alta temporada em Gramado
  • Snowland
  • Acquamotion
  • Cara de Mau
  • Bustour
  • Sequência de Fondue em Gramado
  • Locação de Carro
  • Rota Romântica pontos turísticos
  • Parque do Caracol
  • Maria Fumaça
  • Rua Coberta em Gramado
  • Dicas de almoços incríveis em Gramado e Canela
  • Mini Mundo
  • Lago Negro
  • Chocolate de Gramado
  • Muitas outros dicas!

Roteiro de 5 dia ou Mais

Esse roteiro foi pensado para uma viagem de 8 dias, porém a maioria das pessoas que visitam Gramado passam em média 5 dias.

Se você vem menos dias está tudo certo, basta montar seu roteiro com as atrações que mais gostar para seu tipo de passeio que pode ser em família, casal ou mesmo entre amigos que estão viajando.

Roteiros para Casais, famílias e Lua de Mel

Para todos os tipos de viajantes criamos uma série de roteiros pensados para cada viajante na 👉 Nossa Lojinha.
Cada um deles tem mais de 40 páginas com muita informação organizada e dicas. Montados com amor e dedicação.

Cada roteiro tem mais de 40 páginas com várias dicas, informação dos lugares e médias de preço. Super Completo! Conheça mais AQUI.

Alta temporada em Gramado e Canela

Julho é considerado Alta temporada aqui em Gramado. Se planejar é fundamental. As épocas mais baratas para visitar a Serra Gaúcha são os meses de Fevereiro e Março.

Julho e dezembro são o auge dos eventos

São os meses mais procurados pelos turistas. O mês de julho é um mês de férias e durante esse período a temperatura na cidade varia de 0c° até 10c°, durante as noites é frio e em dias de sol é quente, no mês de dezembro é calor, mas está acontecendo o famoso evento de Natal Luz de Gramado, então a cidade fica lotada.

Ensaio fotográfico feito pela Brianna Dalpiaz na Villa santa Claus. Um local gratuito em que é Natal o ano inteiro!

O roteiro que falaremos hoje foi pensado para 8 dias no mês de julho e servem para qualquer época do ano. Independente de ser alta temporada, quanto mais próximo desses dois meses mais cheios a cidade estará e a tendência para a cidade ser mais cara de se viajar é maior.

Dicas para Hospedagens

Lembrando que você pode procurar Hotéis no aplicativo Prime Gourmet e ganhar diárias em hotéis ou pode fazer uma cotação na rede de hotéis SKY e usar nosso cupom de desconto: CHAPEUDEVIAGEM

Atrações como Snowland, Pizzaria Cara de Mau e outras tendem a ficarem mais cheias em vésperas de feriados ou fins de semana. Se puderem priorizar estes locais mais disputados para dias de semana pode ser uma boa ideia.

Ensaio fotográfico feito pela Brianna Dalpiaz em frente a pizzaria Cara de Mau

Do aeroporto para Gramado e Canela

Gramado e Canela ficam a duas horas do Aeroporto da cidade de Porto Alegre. No nosso exemplo, o avião chegará as 8h da manhã de uma terça-feira e vamos alugar um carro para seguir com liberdade pela rota que se desejar.

Existem três rotas para chegar em Gramado

Basicamente existem três rotas mais famosas para se seguir: A rota mais rápida, a Rota Romântica e a rota da GPS.
Falamos sobre essas três nesse vídeo aqui e ainda falamos sobre a diferença de alugar carro ou ir de Transfer.

O que mais é falado no vídeo acima?

Melhor trajeto GPS / Rota romântica para Gramado / Aluguel de carro / Transfer + barato / Guia para escolher aluguel ou transfer / App de estacionamento atual (REKPAY) / Prime Gourmet

🚗 Faça a cotação e alugue seu carro AQUI

1°dia Chegando pela Rota Romântica

Chegando por exemplo, na terça-feira às 8h da manhã no Aeroporto de Porto Alegre, vá pelo caminho da Rota Romântica. Para fazer isso, coloque no GPS para seguir direto para a cidade de Nova Petrópolis.

Esse Trajeto vai durar em média umas 2 horas indo com calma até chegar em Nova Petrópolis. A estrada é bem fácil e bem sinalizada.

Atenção para acompanharem no mapa se certificando que vão passar pela cidade de Novo Hamburgo. Nesse trecho, existem Outlets muito procurados pelos turistas. Podem parar ali pra conhecerem também.

Seguindo pela Rota Romântica

No caminho da Rota Romântica existem vários restaurantes que servem o famoso café colonial. Você come à vontade e vai servir muito bem como um almoço. Super completo e tem um pouco de tudo.

Você pode assistir um dos nossos vídeos de café Colonial. Existem os que são servidos na mesa e outros que você se serve.

Este Café Colonial fica em Gramado mas você conseguirá entender da fartura que é um café colonial aqui na Serra Gaúcha.

Queijaria na Rota Romântica

Ao longo do caminho existem vários lugares legais para se visitar e você não conseguirá em todos numa única viagem. Um deles é uma queijaria bem tradicional que é a Queijaria Nova Alemanha.

Então se você gosta de queijo precisa dar uma passada lá para provar os mais variados tipos de queijo.

O lugar é legal e você pode fazer carinho nas cabritas que ficam por ali. Pareceram ser bem dóceis. Um lugar bem bacana de fazer um passeio e aproveitar para comprar uns queijos e iogurtes que são muito gostosos.

Eles tem um bom preço tanto os queijos de leite de cabra quanto os queijos de leite de vaca.

Existem vários lugares como esse para conhecer na Rota Romântica.

Foram muito atenciosos e já foram logo nos convidando para provar um queijo de cada tipo. Agora sempre vamos passar lá quando seguirmos pela Rota Romântica tanto para ir para porto Alegre quanto para voltar à Gramado.

Seguindo para Nova Petrópolis, uma dica de almoço é a cidade temática Holandesa Zaandam
Avenida 15 de Novembro, 1057 – Centro, Nova Petrópolis – RS, 95150-000

Cidade temática em Nova Petrópolis

Eles são um ponto de parada bem interessante. O local é um complexo de restaurantes coloridos e divertidos com comidas típicas e os atendentes todos se vestem à caráter.

Mostramos um pouco desse lugar no vídeo abaixo. Fizemos uma visita e trouxemos várias informações pra você.

Após o almoço, aproveite para conhecer o centro de Nova Petrópolis. Visite a praça das flores e o labirinto Verde.

Centrinho de Nova Petrópolis

Existem várias atrações ali pelo centro da cidade. Em determinadas épocas do ano eles usam a rua coberta na praça das Flores para eventos gastronômicos e culturais da cidade, incluindo também a páscoa e natal.

O Labirindo Verde é uma atração gratuita para todas as idades. Apesar de parecer fácil algumas pessoas ficam um tempinho lá até encontrar o final. Vale a pena passarem lá! É divertido para todas as idades!

Se estiverem com tempo pra passear mais podem ir no Parque Aldeia do Imigrante. Um museu a céu aberto que mostra a história da imigração de Nova Petrópolis pelos colonos alemães.

Avenida 15 de Novembro, 1966 – Centro, Nova Petrópolis – RS, 95150-000

Existem vários lugares que vão te chamar atenção na Rota Romântica

Pelo caminho também vão ver umas placas de Esculturas do Parque Pedras do Silêncio. Local super interessante onde podemos ver e apreciar a história da imigração na região toda contada através de esculturas em pedra.

Recomendamos esses dois últimos para quem gosta de conhecer bem a história do local e da cidade.

Rua Emilio Dinnebier Filho, 560 – Zona Rural, Nova Petrópolis – RS, 95150-000

Outro lugar legal para visitar é o Ninho das Águias. Mas esse só com bastante tempo pois é mais distante.

Você pode comprar esses passeios que fazem parte do Tour Germânico direto no SITE DA BROKER

No vídeo abaixo mostramos um pouco de Nova Petrópolis. Saímos de Gramado e contamos um pouco dessa história. Mostramos também o Labirinto Verde em um vídeo bem descontraído.

de nova petrópolis para gramado

Dando continuidade ao roteiro de viagem para Gramado, agora que você já conheceu um pouco da cidade de Nova Petrópolis, seguiremos pela Rota Romântica no sentido de Gramado.

Parada da Torre

Conheceremos mais um lugar com uma vista linda, o Parada da Torre. Eles ficam abertos para visitação até as 18h então fiquem atentos ao horário para não perder esse ponto turístico.

Ali tem uma das melhores cafeterias da região, a cafeteria Susstal. Avisem que são nossos seguidores quando forem lá que eles vão dar um brinde pra você!

RS-235, 195 – Dos Boêmios, Nova Petrópolis – RS, 95150-000

O local tem estacionamento gratuito, vista panorâmica com mirante e os melhores cafés que você precisa experimentar. Eles também tem alfajores, milk shake, salgados e vários doces maravilhosos. Veja nosso vídeo de lá.

Cafeteria Susstal no ponto turístico Parada da Torre. Fica entre Nova Petrópolis e Gramado na Rota Romântica.

Finalmente Gramado

Seguindo pela rota Romântica depois do Parada da Torre você pode fazer mais uma parada no Pórtico para fazer uma foto bem legal! Esse pórtico sempre está decorado com o tema da cidade.

Mesmo em épocas não festivas esse lugar tem um charme que só a cidade de Gramado tem! Existe uma magia de felicidade esbanjando dali.

Você pode estacionar no cantinho do pórtico antes mesmo de passar por ele. Vale voltar ali para fazer uma foto de dia e de noite. Falando em foto, não deixe de fazer um ensaio fotográfico na sua viagem para ter lindas recordações.

O pórtico de Gramado precisa fazer parte do seu roteiro de 5 dias. leve essa lembrança de gramado
O Pórtico mais charmoso de Gramado. Nessa foto não havia decorações nem de natal e nem páscoa e mesmo assim lindo demais! Perfeito para tirar foto.

Agora que você chegou em Gramado, deve estar perto das 18h e já fez um baita passeio. Mas o dia ainda não acabou! Vá direto para o hotel, deixe suas coisas, faça o chek’in e vamos conhecer um pouco de Gramado e finalizar com um super jantar.

Jantar em Gramado

Existem muitas opções boas para o jantar e para começar o seu passeio em Gramado com chave de Ouro recomendo provarem a famosa sequência de fondue. São três etapas de muita comida sendo elas:

  • Queijo derretido com acompanhamentos
  • Carnes na pedra para assar com vários molhos
  • Chocolate derretido com frutas da estação

Alguns restaurantes servem três panelinhas na parte dos doces sendo chocolate preto, chocolate branco e doce de leite. Escolha o fondue que mais combina com você. Para ajudar na escolha temos vários vídeos em nosso youtube.

Assista Todos os nossos vídeos de Fondue Aqui

Resumo do primeiro Dia na Rota Romântica

Recapitulando rapidamente nosso trajeto do primeiro dia ficou assim:

  1. Chegar no Aeroporto de Porto Alegre
  2. Ir de carro alugado pela Rota Romântica
  3. Almoço no Zaandam
  4. Conhecer o Centro de Nova Petrópolis
  5. Cafeteria Susstal no Parada da Torre
  6. Pórtico de Gramado
  7. Jantar Fondue!

Roteiro de Gramado DIA 2

Que tal dar uma volta de BusTour aqui em Gramado e Canela para conhecer vários passeios de uma vez?
O Bustour pode ser uma boa solução para um passeio de um dia todo visitando os principais pontos das cidades.

Nós fizemos o passeio do Bustour e foi uma experiencia diferente. Saímos surpreendidos. Gostamos de ver a cidade de cima e aproveitamos para visitar locais que não iríamos normalmente. Passa por bairros lindos de Gramado,

Você pode comprar o ingresso do Bustour no aplicativo Prime Gourmet. Se fizer isso, você compra um ingresso e ganha o do acompanhante assim como os restaurantes que comprar pelo app.

bustour pode ajudar no seu roteiro de 5 dias em gramado
Nós fizemos o passeio no Bustour para conhecer e nós nos divertimos muito. ë uma experiencia nova ver toda a cidade de cima.

É uma boa opção para quem quer explorar a maior parte dos pontos turísticos em um dia. O Passeio no Bustour é bem divertido mas se você gosta muito de liberdade pode apenas usar os pontos de parada do Bustour como uma referência de rota turística para seguir.

Você também pode comprar o ingresso do Bustour diretamente no site da BROKER.
Aproveita pra ver os vários passeios que pode fazer e incluir no seu roteiro para Gramado e Canela.
Se for temporada de Natal conheça o Bustour Ilumination. ( somente novembro e Dezembro)

Bustour de Natal

O Bustour Ilumination não faz o mesmo trajeto do outro pois a intenção é fazer um passeio pelas duas cidades que ficam lindas decoradas para o natal. Acontecem Shows em determinadas paradas e dura em média uma hora e meia.

Aqui você pode ver o nosso vídeo de natal no Bustour Ilumination.

Alguns pontos turísticos para conhecer em Gramado e Canela

Assim como acontece com o trajeto do bustour, nós indicamos começar pela atração mais distante do centro e ir voltando e seguir no sentido de Gramado para Canela. As duas cidades ficam há 15min de distância de carro.

Primeira parada: Cristais de Gramado

Inicie seu passeio pela manhã e vá para o Pórtico de Gramado que fica próximo da loja Cristais de Gramado.
Tire uma foto no Pórtico por volta de 8horas da manhã e assim que abrir Cristais de Gramado vá para conhecer as apresentações. O Ingresso custa por volta de R$30 por pessoa.

Rod. RS 115, Km 36, 36161 – Várzea Grande, Gramado – RS, 95670-000

Você pode comprar esse ingresso no app Prime Gourmet e ganhar o do acompanhante. É a maneira mais barata.

Parque da Lavanda

Após esse passeio, volte na direção do Centro de Gramado e conheça o parque de lavanda LE JARDIN.
A entrada custa R$20 por pessoa e só é possível comprar o ingresso no local.

RS-115, 37700 – Várzea Grande, Gramado – RS, 95670-000

O parque atualmente se dedica a divulgação da lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários.

Atua igualmente na valorização dos jardins naturais, fomentando sua cultura, técnicas e artes a eles relacionadas.
Certamente é um local para contemplar a beleza e aproveitar a viagem.

o parque da lavanda é um ponto turistico que precisa estar no seu roteiro para gramado se você gosta de apreciar a natureza
O Le Jardin é um local para contemplar a natureza. Tudo é muito lindo e bem cuidado.

Dicas de almoço em Gramado

Aproveitando o embalo de ter ido no Cristais de Gramado e depois no Le Jardin, voc6e pode ir para o próximo ponto turístico. O Lago Joaquina Rita Bier é um dos cartões postais da cidade.

O Quintanilha

Você pode almoçar no restaurante Quintanilha com a vista incrível desse lago. O almoço é um buffet livre encantador num ambiente rústico e acolhedor. Simplesmente nós amamos esse restaurante.

O valor do buffet pode variar mas é na média de R$70 por pessoa.

O ambiente é super romântico e você tem a super vista para o Lago. A sobremesa está inclusa no buffet que conta também com grelhados e suco tinto à vontade.

Restaurante Pouso Novo

Se você quer aproveitar o momento para economizar sem abrir mão de um buffet completo você pode ir até o centro de Gramado e almoçar no Pouso Novo.

Um restaurante com buffet completíssimo com sobremesa, churrasco e muitas variedades de pratos quentes e saladas.

O Pouso Novo é parceiro do Prime Gourmet então se você for assinante vai comprar 2 buffets e pagar só um.
O valor do buffet é média de R$65 a R$79 (fim de semana) por pessoa e você precisa chegar cedo para não enfrentar filas. Fica bem atrás da rua coberta no coração de Gramado. Veja nosso vídeo do restaurante.

Tarde do segundo dia

Após o almoço incrível vamos dar continuidade ao passeio acompanhando os pontos de parada do Bustour pois estamos usando como referência de rota turística para nossa viagem que pode ser feito de carro.

Se decidir ir para Canela…

Se estiver de carro com espírito explorador você pode ir para Canela conhecer o Alpen Park e/ou a vinícola Jolimont que ficam bem próximos um do outro. Alpen parque tem entrada gratuita e você compra os ingressos dos brinquedos individualmente enquanto a vinícola custa R$80 por pessoa.

Ambos são parceiros do Prime agora neste ano de 2022. Baixe o App e veja este e outros lugares parceiros do App. Lembrando que se comprar pelo Prime Gourmet você Compra 2 ingressos e só paga um.

Veja nosso vídeo na Vinícola Jolimont

Nós já fomos para a vinícola Jolimont algumas vezes e inclusive uma delas fizemos um belo ensaio fotográfico com a Brianna Dalpiaz. Se forem fazer um ensaio falem com ela e diga que veio por nós. Ela ficará super feliz.

Se decidir ficar em Gramado…

Caso não queiram ir muito longe podem tirar o dia para passear por Gramado e dia. Existem muitas atrações simples que tornam Gramado incrível. Tudo para se fazer bem no centro da cidade e numa tarde. Segue uma lista!

Vale uma leitura extra no Site dos nossos amigos ❤️ 9 Lugares Gratuitos em Gramado

https://aventurandotche.com.br/pontos-turisticos-em-gramado-gratuitos/

Segue uma lista fácil de lugares grátis de gramado

  • Igreja de Gramado
  • Fonte do amor eterno
  • Palácio dos festivais/ Museu do Cinema
  • Praça Major Nicoletti
  • Passear pelas lojas da Borges de Medeiros
  • Conhecer as lojas de chocolate
  • Ir no Mundo do Chocolate
  • Tirar fotos no Tô de Férias (grátis)
  • Conhecer a Rua Torta
  • Visitar a Praça das Etnias
  • Fazer ensaio fotográfico no Centro
  • Tirar foto no Cuco Gigante
  • Tirar foto na cabine telefônica instagramável
dica para tirar foto em gramado coloque no seu roteiro de viagem
Cuco gigante na Borges de Medeiros. Andy e PH Foto por: Brianna Dalpiaz

Esse Cuco fica na Borges de Medeiros bem no centro de Gramado. Muito legal!
Se você colocar um dinheirinho eles começam a dançar e tocar uma musiquinha!

Jantar do Segundo dia: Pizzaria Temática

Para quem é fã de pizza e quer conhecer todos os lugares temáticos possíveis vai se diverti um monte em Gramado.
Se você vem 5 dias em Gramado pode até separar um lugar temático por dia.

Segue uma rápida lista de lugares temáticos pra você

  • Pizzaria Cara de Mau (Porto ou Navio)
  • Pizzaria Hector (Pizzaria Harry Potter)
  • Pizzaria Kongo (Tema da África)
  • Fondue Temático Castelo Landelom (Medieval)
  • Gatzz (3 hora de Show estilo Cabaret retrô)

Segue um vídeo pra vocês das pizzaria temáticas

Aqui falamos um pouco de cada uma delas para te ajudar a escolher

Todos temos os queridinhos de preferência. Se você quer ir num lugar agitado vá na pizzaria Cara de Mau.
Se você é Fã de Harry Potter vá na Hector e conheça todas as magias das pizzas e poções.
Está procurando um lugar com apresentações de fantasias em meio a selva? Vá na Kongo!

Acredito que de todas elas, a melhor para ir com crianças pequenas é a Kongo.
Para crianças um pouco grandinhas vá na Hector que gostam de Harry Potter.
Para crianças agitadas, bagunceiras que se sentem piratas vá na Cara de Mau.

A pizzaria Cara de Mau

Temos um carinho especial para esse lugar por diversos fatores que foram acontecendo ao longo dos anos que moramos aqui. Além de ser um lugar que, quem vai quer voltar, eles são realmente divertidos e tem diversos shows.

Você pode ir no Porto ou no Navio. Basicamente a os shows dos piratas acontecem no Palco no Porto e no Navio acontecem as apresentações entre as mesas.

Qual o Melhor? Navio ou Porto?

Sempre que vamos no Porto preferimos o Porto. Quando vamos no Navio preferimos o Navio.
Nós já fomos várias vezes em ambas! De dia, de tarde e de noite! Sempre tem show!
Não é a toa que eles já são a pizzaria mais badalada da cidade de Gramado.

Aqui explicamos a diferença do Navio cara de mau e do Porto Cara de Mau

A pizzaria Cara de Mau aceita o Prime Gourmet então você pode comprar o ingressos por lá e ganhar o do acompanhante. Ou até mais! Se for uma família grande pode economizar mais de mil reais em uma única oferta.

Dicas que valem para todas as pizzarias de Gramado

  • Chegue cedo para evitar Filas. 18h pode ser tarde na alta temporada
  • Ingressos comprados direto no local são mais caros
  • Sempre veja no app Prime Gourmet antes de ir ao local
  • Chegar cedo te ajuda a escolher a mesa
  • Se houver restrição alimentar de algo avise assim que chegar
  • Bebidas são sempre pagas a parte do ingresso
  • Vá com celular carregado para tirar fotos pois tudo é perfeito pra isso

Como economizar na pizzaria Cara de Mau

O valor da pizzaria Cara de mau é mais de R$200 por pessoa. Você compra o ingresso do Show e tem o rodízio de pizza liberado. Leia a matéria abaixo mostrando como funciona essa economia.

Clique aqui para saber como economizar até mais de mil reais se a família for grande!

Terceiro dia: roteiro de Gramado: Snowland e Aquamotion

Agora que você chegou até aqui, já deve ter percebido que são muitas coisas para montar seu roteiro gramado 5 dias né? Já viu que vai precisar outras vezes pra fazer tudo que quer! Para complementar seu roteiro pode visitar nossa lojinha de E-books.

Tem roteiro para quem vai viajar com criança, bebê, e até quem está com orçamento limitado!

Saiba exatamente os locais que mais combinam com você e sua viagem.

Para o terceiro dia vamos começar com Neve!

3° dia – Cai numa Quinta! Quero ir no Snowland e Olivas de Gramado à tarde. Sugere restaurante entre esses dois roteiros sendo ou não do prime?Pois queremos chegar cedo no Snowland sair já na hora do almoço, e depois ir para o Olivas. Sugere o que para o Jantar?

Seguidora do Chapéu de Viagem

Que tal começar o terceiro dia com uma experiência inesquecível na neve?!
E o mais legal disso é que independente se estiver calor aqui no Brasil isso não impede você de ter a experiência de estar cercado de neve, jogar bolinha nos amigos e ainda se divertir em vários brinquedos também de neve!

Como devo me preparar para o Snowland?

Perfeito! Chega na Snowland no primeiro horário. Chegando cedo, conseguirá disponibilizar mais tempo para ter um dia mais vantajoso e primoroso.

A Snowland abre às 10h, então recomendo chegar alguns minutinhos antes, uns 30 minutos antes de abrir seria ideal. Recomendo ir com o café da manhã tomado reforçadamente pois você pode gostar e querer ficar muito tempo lá. Mas também tem restaurantes lá dentro a sua disposição.

Precisa de equipamentos para usar na neve?

Lá, eles disponibilizam os equipamentos habituado para cada tamanho e idade conforme o regulamento, mas lembre-se de que lá dentro em alguns setores a temperatura vai estar negativa, então previne-se usando roupas mais quentes.

Tem variadas lojas lá dentro, sendo elas de roupa, acessórios e até mesmo de chocolate.

Olha que maravilha, além de ter uma experiência inédita você pode sair cheia de compras. Ah, e não esquece de registrar esse momento exclusivo no gelo então carregue bem seu telefone antes.

ATENçÃO!! dica muito importante COm eletrônicos!

Lugares muito gelados como a Snowland com temperaturas abaixo de zero graus em alguns pontos exigem um cuidado a mais com aparelhos telefônicos. Certamente você usará luvas e pode ser que fique com a mão escorregadia com eletrônicos como celular ou câmeras e eles podem cair.

A neve está por toda parte e ao encostar com o celular ele imediatamente ficou travado por conta do frio. Então evitem deixar cair ou coloquem em locais enquanto fazem alguma coisa. Deixem no bolso guardadinho enquanto não estiver usando.

Outra coisa muito importante com câmeras

Câmeras profissionais ou semi profissionais são muito sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Quando você sai de um ambiente de uma temperatura de 15 graus e vai repentinamente para uma sala de zero graus estes equipamentos podem estragar.

Quando estiver em um ambiente de frio extremo, tente manter a câmera e o celular junto ao seu corpo, dentro do seu casaco, onde fiquem mais aquecido.

Tire rapidamente para bater fotos e logo coloque de volta. Isso é importante para que evite um efeito de condensação na lente da câmera ou celular que deixa a imagem embaçada. Seguindo essa dica de manter sempre guardada e só tirar para fotos e evitar cair vai dar tudo certo!

Lojas dentro do Snowland

Existem vários ambientes dentro do Snowland. Cada local tem uma temperatura. Nem todos são super frios. O saguão da patinação no gelo tem temperatura em média de 15 graus. Isso é a tempeatura de Gramado por vários meses então pra quem viaja em junho para Gramado não encontrará muita diferença de fora do Snowland para quando entrar. Mas já indo no ambiente chamado de Montanha de Neve a temperatura pode chegar a -15 graus.

O saguão de patinação tem várias lojas como se fosse um mini Shopping. Tem variadas lojas lá dentro, sendo elas de roupa, acessórios e até mesmo de chocolate. Olha que maravilha, além de ter uma experiência inédita você pode sair cheios de compras.

Veja nosso vídeo do Snowland

A Snowland é ótima para ir com família, ir em lua de mel ou mesmo amigos. Só não recomendamos levarem crianças muito pequenas ou crianças que tem imunidade baixa que são muito sensíveis a mudanças bruscas de temperaturas. Neste caso, vá com muuuuito casacos que dá tudo certo!

Roupas de frio para o Snowland

Garanta a sua roupa de frio para ir ao parque. Use cachecol, luva, touca, calça térmica, camisa térmica e casacos.

Lá no parque tem a possibilidade de guardar casacos e ítens caso queiram menos roupas de frio e queiram guardar.
Existe um armário para guardar ítens com um custo à parte do ingresso.

Vários brinquedos não permitem ir com bolsas. Se não tiver alguém para te aguardar vai ser necessário usar o guarda volumes. A melhor opção é ir com o mínimo de ítens possíveis e ter tudo no bolso protegido com zíper.

Agora vamos para a parte da tarde no nosso roteiro

Este dia foi pensado com muito carinho pois após um super passeio na Snowland agora você vai na parte da Tarde no parque aquático ACQUAMOTION.

Mais um parque extremamente divertido e inesquecível.

Perfeito para ir em dias chuvosos. O parque é um sonho…piscinas quentinhas, estrutura maravilhosa e funcionários muito atenciosos.

O Acquamotion não é tão grande, mas é muito bom e vale a pena cada centavo investido. Principalmente na baixa estação, quando não está lotado. Isso também vale para o parque da Snowland.

Piscinas externas

Também tem piscinas externas e também climatizadas. As piscinas externas são maravilhosas. Muita diversão tanto para adultos como pra crianças. Ambiente super familiar e só recebemos elogios de lá. Tem guarda volumes, banheiros espaçosos, tudo ótimo para quem está com criança.

Caso você esqueça sua toalha, eles vendem lá dentro. Mas não são baratas.
O ideal é ir preparado com a sua própria toalha.

A comida vendida lá dentro é boa, simples e atende bem. Funcionários receptivos. Local com estrutura, higienização execelente.

A Piscina de ondas é simples, mas para quem não conhece nenhuma, atende bem. Assim como o parque Snowland você vai ficar cerca de 3 a 5 horas dentro.

Resumo do Acquamotion

Um lugar incrível. Espaços variados que atende a todas as idades. Um decoração impecável, águas em temperatura agradável. Opções de alimentação e tudo muito limpo e organizado.

Um ótimo lugar para relaxar e ao mesmo tempo se aventurar nas maravilhosas piscinas! Pegue ondas, faça massagens ou apenas flutue!

O parque é bem legal, tem diversas piscinas, todas quentes. As externas são bem boas também, mesmo com o clima frio, é bom de ficar no lado de fora. O preço das comidas é bom, padrão da cidade. Bebidas um pouco caras.

Claro que há opções mais baratas no centro da cidade de Gramado para comer, almoçar ou até mesmo para comprar toalhas. Mas pela comodidade de ter tudo lá dentro as pessoas tem achado o valor OK.

Você pode inverter a ordem no terceiro dia

Vá no Snowland na parte da manhã e vá no Acquamotion pela tarde.
Ou faça o contrário, vá primeiro no Acquamotion de manhã e deixe o Snowland para a parte da tarde.

Ambos os parques ficam bem próximos um do outro e ficam a uns 10 minutos do centro da cidade de Gramado.

Caso você não esteja de carro próprio pode ficar um pouco ruim voltar para o centro de Gramado para almoçar mas é possível fazer isso sim.

O Uber para chegar no Snowland ou Acquamotion saindo do centro custa em média de uns 15 reais e leva uns 10 minutos. Separe uns 30 minutos para isso no seu roteiro para ter uma margem de tempo de sobra.

intervalos entre manhã, tarde e noite

Caso você não queira ir nos dois parques que foram mensionados anteriormente, ou simplesmente quer em um dos parques pode separar a outra parte do dia para conhecer um parque ao ar livre.

Ou seja, separe o dia em três partes: manhã, tarde e noite. Depois vá preenchendo os intervalos com almoço, lanche e janta.

Existem muitas refeições aqui em gramado que você come infinitamente! Ou seja, tem buffet livre, pode comer à vontade tudo liberado. Se quiser conhecer mais sobre essas opções veja o vídeo a baixo.

Veja esse vídeo e anote os lugares que mais gostar pra sua viagem 🙂

Prime GOurmet

Lembrando que vários deles aceitam o Prime Gourmet e você pode ir em duas pessoas e pagar apenas uma. Não tem desconto melhor do que esse aqui na Serra Gaúcha.

O Prime é um clube de descontos que tem em várias regiões do Brasil. Nós mesmos só começamos a sair mais depois que conhecemos o Prime aqui em Gramado.

Uma sequencia de fondue de mais de R$100 por pessoa fica caro mas usando o prime acaba saindo uns R$50 por pessoa daí já dá pra viajar mais! Você pode viajar em dobro usando esse clube. Abaixo um vídeo que fizemos para explicar mais de como funciona.

Existe uma assinatura pra começar a usar os descontos. Compre o app para a região que vc vai viajar e APROVEITE todos os vouchers com descontos maravilhosos no sistema compre 1 e ganhe 1!

Como funciona o Prime Gourmet é muito simples: Compre um prato e ganhe um, compre uma diária em hotel e ganhe outra diária, compre um ingresso de passeio e ganhe outro.

Enfim, é a melhor dica de viagem para casal, principalmente em lua de mel, pois vão aproveitar ao máximo cada lugar lindo e especial pagando a metade do preço!

Olivas de Gramado como opção

Agora para o dia ficar ainda melhor vamos para um lugar fantástico! O fabuloso Parque Olivas!
Lá você encontra uma adorável atração, como a fazendinha de mini animais, como também uma trilha na esplêndida natureza, uma gigante horta de produtos naturais, produzidos sem agrotóxicos.

É lugar ótimo para passear com a família e crianças. Por exemplo, na mini fazendinha você encontra vacas, pôneis, cavalinhos, ovelhinhas, cabras e galinhas, e o melhor de tudo é que você ainda pode fazer carinho nelas e tirar umas fotos inédita.

E não se preocupe, lá tem um lugar incrível para comer ou até mesmo fazer um maravilhoso piquenique apreciando uma vista linda.

O menu da casa é bem elaborado com produtos orgânicos frutificado pelo os mesmos, muito eficaz para uma alimentação saudável.

Ah e não esqueça de experimentar os deliciosos embutidos, como queijo, azeitonas e o saboroso azeite aromatizados.

E para completar, a casa apresenta uma excelente carta de vinhos, espumantes, drinks e cerveja artesanais. Também o delicioso chopp de Oliva feito exclusivamente pelo parque de Oliva de Gramado.

E por fim e nada menos importante, a boutique da Oliva com um aroma antigo e com os melhores produtos coloniais produzidos em Gramado e na Serra Gaúcha.

Chegamos ao quarto dia do seu roteiro

4° dia: vamos começar naquele pique! Acordar, tomar aquele *café da manhã* bem caprichado que hoje o dia vai ser muito ativo. 

CASCATA DO CARACOL

Recomendo ir umas 9 hrs da manhã, com a duração de 1h e 30min no parque já é o suficiente para tirar um bom proveito desse parque que exala a fragrância de conexão com a mata. 

Cachoeira do Caracol é uma cachoeira de 130 metros, localizada a 7 quilômetros do município de Canela, no Parque Estadual do Caracol. É formada pelo rio Caracol e corta de falésias basálticas na Serra Geral, caindo no Vale da Lageana.

COMO FUNCIONA AS ATRAÇÕES LÁ

Primeiramente chegando na localidade você encontra o centro histórico ambiental que é um espaço construído nos anos 50, onde conta todas as referências dessa memorável trajetória do Parque do caracol.

Em seguida você pode passear por um lindo trenzinho que dirija-se por variados pontos do parque apreciando as belíssimas paisagens contemporâneas.

É uma  ótima dica para as crianças aproveitarem satisfatoriamente, digo isso porque será um passeio em planície, então não terá tamanho perigo, pois há outras opções de jornada que contém lugares altos, por isso é importante ressaltar que necessitam de um cuidado imenso. 

Chegamos ao núcleo do lugar, a tão famosa cascata do caracol. Não podemos mentir que a cascata é a principal responsável por atrair e encantar nossos visitantes. A Cascata tem cerca de 131 metros de altura e conseguimos apreciar a incrível paisagem através de três pontos. 

Leve câmera ou celular

E que tal inicialmente ter um panorama ainda mais favorecido, que além de ser um colírio para os olhos humanos, é inadmissível não tirar diversas fotos, pois é, e esse lugar se chama Mirante do Caracol, e para melhorar ainda não é cobrado taxa extra para apreciar essa vista panorâmica da cascata. 

E para você que adora praticar atividades físicas, se sinta privilegiado(a), porque agora o passeio vai ficar ainda mais radical. Desse modo, eles dispõem a conhecida escada do Caracol, ou melhor, escada bamba. Procede em uma descida de 730 degraus que aparentemente equivale a um prédio de 44 andares.

Assim você consegue conhecer a cascata sob novas perspectivas, porém lembre-se que ainda falta a subida que requer esforço. Mas, no decorrer do percurso são disponibilizados bancos para descanso porque vai ser preciso. 

E se você quiser se conectar ainda mais com a mata, o lugar lhe oferece uma infinidade de trilhas ecológicas que te dão acesso a áreas mais preservadas da mata, como o rio e as corredeiras de onde se forma a cachoeira. Claro, tendo elas a medida que são consideradas as principais. Sendo elas: 

  • Trilha do arroio, moinho, silêncio e trilha velha

Você pode escolher e optar por uma que você mais se identifica. Entretanto para facilitar a trilhagem é totalmente estruturada e sinalizada para ter uma jornada em segurança. 

E para finalizar, o parque apresenta o observatório ecológico que é uma plataforma envidraçada de 

27 metros de altura. Olha que interessante, o local oferece uma vista de 360° da encantadora paisagem do parque. 

OBSERVAÇÕES GERAL!

Você estará tratando com locais altos, então quaisquer cuidados é mega importante, até mesmo com objetos, pois pode chegar a cair e provavelmente haverá perda. 

Na mata, é primordial não cometer atos indignos com a natureza! É preciso reservar e cuidar para assim estar formosa para receber mais visitantes e expandir a grandiosidade. Contudo haverá lixeiras e banheiros sanitários ao seu dispor. 

COMO FUNCIONA OS INGRESSOS, O QUE ESTÁ INCLUSO?!

Dois dos recinto tem seus respectivos ingressos, é notável procurar pesquisar as informações sobre os respectivos valores e normas. Os adultos e crianças acima de 11 anos pagam R$20,00 a entrada.

Com direito ao centro histórico no horário estabelecido, a cascata, o mirante e as trilhas e a gigantesca escada bamba. Entretanto, tendo elas o passeio de trenzinho e o observatório ecológico sendo pagas a parte.

Os ingressos estão disponíveis exclusivamente na bilheteria do parque. E o que for consumir no restaurante não é incluso no ingresso, é pago a parte também.

BONDINHO AÉREOS 

Teleféricos coloridos com vista para áreas selvagens e uma cachoeira, além de café e loja de presentes.

Agora, vamos para o bondinhos. Vai ser lá pelas 11 horas, e com a mesma duração de 1h e 30min já é muito boa também para ter um bom aproveitamento. 

DEFINIÇÃO DOS BONDINHOS!

Bondinhos aéreos é uma atração apreciada pelos nossos turistas e até mesmo para a comunidade. Se o seu medo é sobre como funcionam os equipamentos, pode ficar tranquilo!

Os bondinhos são devidamente equipados com uma tecnologia avançada, emitindo qualidade, conforto e segurança. Além de você conseguir fluir dessa experiência inédita, você consegue avistar a primorosa cascata e as esbeltas flora e fauna! Isso mesmo, a mesma que foi citada no parque do caracol. 

ESTAÇÕES DO PARQUE?! COMO FUNCIONA?! 

Os aéreos são integrados por 840 metros de percurso, e tendo a capacidade máxima de 8 pessoas em cada bondinho aéreo. Repartindo-se em três estações diferentes. Sendo elas: 

-Estação central; 

O passeio começa aqui! O deslocamento inicial para dirigir-se até às outras estações. No iniciativo, caso você não queira andar no bondinhos, você pode ficar ali mesmo apreciando o primeiro mirante para a cascata.

E para não ficar no tédio, você pode ficar tomando um chocolate quente ou um cafezinho, e até mesmo dando aquela olhadinha nas lojinhas que estão ao seu dispor. 

-Estação animal;

Esse será o primeiro desembarque! Onde os visitantes desceram para um mini passeio, com uma trilha ecológica com aroma puro e por árvores, todas identificadas. E o espaço “esculturas que falam” que tem basicamente obras para reproduzir o som de cada animal, autorizado para a interação dos visitantes.

-Estação cascata; 

Ao chegar na terceira estação e última, você pode apreciar a mais bela vista da cascata do caracol! Nesse ponto foi projetado e instalado um mirante com uma vista frontal da cascata. Ótimo para tirar vários clicks, mas não esqueça de aproveitar o melhor possível do presente.

E por último, o equipamento Eagle que tem capacidade para até duas pessoas, mas caso esteja sozinho(a) ou preferir ir em individual, é possível também.

O equipamento consiste em um tipo de tirolesa, com uma cadeira para até duas pessoas. A cadeira se desloca simulando o voo de uma águia.

RESTRIÇÕES DOS BONDINHOS!

É proibido embarcar com bebidas, alimentos e fumar no recinto. Vale acentuar que as condições climáticas influenciam no passeio, assim sendo retornada apenas quando as condições garantirem segurança.

Tendo também um enorme cuidado com os objetos e Eletros, pois tem a possibilidade de ocorrer perda, então a instituição não se responsabiliza pelos mesmos. 

FUNCIONAMENTO DOS INGRESSOS!

Há cada nicho de ingresso e podendo ser comprado no mesmo local. O bondinho adultos é de 13 a 59 anos e é cobrado o valor de 60,00 reais. bondinho sênior acima dos 60 anos de idades e bondinho crianças com a idade de 6 a 12 pagam 35,00 reais. E para os de 0 a 5 é inseto. Todos são referentes a uma volta e incluso estacionamento. Lembrando que o passeio de Eagle não está incluso, é pago a parte! Cadeira dupla 60,00 reais e individual 40,00 reais.

SKYGLASS 

E para finalizar esse passeio em alturas, vocês podem dar uma passadinha no Skyglass. Lá, tem um cenário deslumbrante da bela natureza. 

Edereço: Estr. Municipal CNL 350, 9800, Zona Rural Zona Rural, Canela – RS, 95680-000

É um parque com um cenário frente a natureza com uma plataforma de vidro e aço e embaixo um monotrilho de cadeiras, onde os utilizadores ficam com os braços e pernas à solta, mas é totalmente estruturado para a sua segurança.

ATRAÇÕES QUE ESTÃO INCLUSA NO INGRESSO!

Está incluso no ingresso

 Plataforma de Skyglass ou melhor, plataforma de vidro é composto por uma plataforma de aço e de vidro que avança 35 metros para o vale, e sendo considerada uma das maiores plataforma do mundo. No local elevado, é totalmente de vidro, então você tem toda a visualidade para baixo.

 O abusado que é um monotrilho com cadeiras suspensa que levará você para um passeio a 360 metros de altura. Entretanto é opcional, mas é uma experiência imperdível. 

O memorial do Ferro de Passar oferece uma coleção memorável que conta a história e conta com uma incrível exposição, podendo obter as informações através dos QR codes. 

OBSERVAÇÕES GERAL!

O estacionamento não está incluso no ingresso. E não é permitido uso de celulares ou outros eletros na plataforma de vidro e no abusado, pois pode acontecer a perda de algum dos seus pertences porque está em uma posição elevada. Además, lá tem a disponibilidade de restaurantes e lojinhas também.

INTERVALO PARA O ALMOÇO NO GARFO E BOMBACHA!

Diante disso, por volta de umas 13:30 podem tirar um intervalo de altas aventuras para tirar a barriga da miséria?! Aproveitando que estamos por perto, recomendamos que almocem no garfo e bombacha, porque além de experimentar uma comida saborosa exclusiva gaúcha, você ganha tempo de deslocamento.

Churrascaria gaúcha descontraída e festiva com shows de música e danças típicas em vestimentas tradicionais.

COMO FUNCIONA O SELF SERVICE?!

É estilo self service, com variados pratos, como sopas, uma ilha de antepastos, saladas, sobremesas, o tradicional churrasco e o famoso costelão na vala!

E para melhorar, você pode fazer sua reserva e optar por um almoço com show, onde é apresentado a arte dos gaúchos elevando a cultura gaúcha. No entanto, tem a alternativa de almoço sem show. Além do mais, tem essas opções por toda a noite. 

MUNDO A VAPOR

Para começar a sua tarde ainda mais legal e torná-la mais emocionante, vamos dar aquela volta no mundo a vapor. Embarque nessa viagem diferente, rumo ao tempo das máquinas a vapor. No qual traz uma história marcante e única idealizada por mentes cheias de vida, arte e movimento. 

 No Mundo a Vapor os visitantes encontram réplicas de máquinas que costumavam funcionar a vapor, como uma fábrica de papel, uma olaria, uma ferraria, entre outras.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES!

O lugar conserva imensamente os valores do seu patrimônio, engrandecendo sua memorável biografia. Sendo assim, proporcionando entusiasmo em suas exposições, tendo como exemplo o locomóvel que é uma máquina que ao produzir vapor gera a pressão que move os mecanismos do cilindro que ativa a máquina.

Não locomove-se, fica fixa no local, fica como exibição podendo tirar diversas fotos. 

Uma linda réplica da oficina dos irmãos Urbani, onde os irmãos iniciaram seus negócios e se inspiraram para fazer as duplicatas que estão expostas. O espaço contém peças originais usadas pelos mesmos. 

E conta também com variadas outras réplicas, maquetes, cenários tendo como referência histórica literária não só do parque, mas como do percurso clássicos dos patrimônios reais. 

MUSEU DOS BEATLES

Aproveitando que já estamos na etapa de explorar mais relativo à antiguidade, prosseguimos nessa etapa de volta a geração dos anos 60/70/80.

PORQUE É INTERESSE VISITAR O MUSEU DO BEATLES?!

Da mesma forma que o Mundo a vapor foi inspirado no evento do trem que caiu na França, o Museu dos Beatles foi inspirado na banda Beatles, obviamente né haha. O Museu desperta o sentimento de voltar a geração antiga, ou até mesmo a curiosidade em conhecer profundamente essa banda fenomenal, muito famosa nos anos 60 e que suas belas canções vem nos encantando até no momento atual.

O espaço leva você a viajar pelo universo dos 4 garotos de Liverpool, através de um tour pela vida e obras dos integrantes. Com a demonstração de peças, artigos, figurinos e entre outros. O Visitante terá a conjuntura de conhecer e entender o legado e a importância da banda na música e no nosso cotidiano. 

VINÍCOLA JOLIMONT!

Bom, para completar ainda mais essa tarde. Sugerimos que vão para a Vinícola Jolimont. Recomendo chegar, às 16:00 ou até antes mesmo, pois ela fecha às 16:45. 

Família de origem francesa cria vinhos artesanais com visitação agendada dos diversos processos de produção.

COMO FUNCIONA A VINÍCOLA JOLIMONT?

Um pouquinho da história da Jolimont. Foi fundada em 1948 por um francês, sendo considerada uma das primeiras vitivinícolas do Estado. Tendo um extenso território cultivado, com infraestrutura ideal para produção de uvas de qualidade.

Nessa experiência você vai presenciar o dia-a-dia de uma Vinícola. Conhecerá a história de como os vinhos são produzidos, armazenados e toda formação interior de uma VinÍcula. E claro, a melhor parte, é a degustação dos deliciosos vinhos, impossível sair sem degustar ou adquirir um para levar para a casa, inclusive é uma ótima opção de presente. Esta atração precisa estar em pelo menos de um dos dias no seu Roteiro Gramado 5 dias.

Ao final do passeio, você pode passar para a sala de degustação, podendo degustar vinhos, sucos, espumantes e a sua própria cerveja. São 7 produtos disponibilizados para a degustação.

NOITE NO HARD ROCK!

E para finalizar nosso dia muito corrido, mas cheio de aventuras, convido vocês para jantar no hard rock!

Rede com tema de rock que serve hambúrgueres e pratos americanos em um ambiente muito animado.

O próprio nome já diz né, “hard rock” consequentemente toca rock and roll. O estabelecimento fica em um dos pontos mais privilegiados da cidade. Tem infraestrutura tradicional em pedra e madeira tornando o ambiente rústico.

Lembrando que é possível fazer reserva, então é uma dica se você quer fazer algo mais acomodado. Recomendo também, de consultar os dias certos dos eventos se tiver algum preferencial, pois possui a noite de cada evento, por exemplo tem noites que são dos Beatles, já outras do Elvis. 

Chegamos ao último dia

5° e último dia de muitas aventuras

Chegamos ao quinto e último dia! Depois de muitos passeios inéditos, priorizamos por um dia mais tranquilo, até porque tem malinhas pra arrumar né e dependendo das compras, pode ser várias. Inclusive, se as suas comprinhas passaram do limite e precisa comprar uma mala, indicamos a Gift Gramado e melhor, se você chegar lá e dizer que foi pelo chapéu de viagem você ganha 5% de DESCONTO. 

Hoje, indicamos passeios leves. Pode passear pela cidade mesmo e visitar fábricas de chocolate. Por exemplo você pode fazer um passeio pelo centro de Gramado, Rua coberta, Rua torta, lago Negro, são ótimos pontos para apreciar essa cidade encantadora.

Caso não seja possível ou não dê tempo de ir na fábrica, na avenida principal possui lojas das respectivas fábricas, como a da Prawer, Florybal, Lugano, Caracol, Planalto e entre outras.

E ainda dando aquela olhadinha nas vitrines, e não esqueçam de levar algumas lembrancinhas da nossa fantástica cidade. 

Bom pessoal, fazemos esses conteúdos de referências com imenso carinho e dedicação, com o objetivo de vocês obterem o maior proveito da nossa encantadora cidade.

É válido ressaltar que a qualquer momento os ingressos e horários pode ser alterados, assim sendo apropriado averiguar quaisquer informações sobre o respectivo passeio ou atração antecipadamente para que não haja atrito.

Evocando do mesmo modo de que o tempo influência no passeio, pois alguns parque são totalmente abertos, em razão disso, a enorme importância de se precipitar. 

muito mais roteiros

Agora que você chegou aqui, temos que te apresentar a nossa lojinha, reunimos as melhores pessoas para fazer os melhores roteiros para você, mais roteiros prontos como esse aqui, realmente roteiro dos sonhos para você que vem em casal, com bebê, em família ou se está querendo economizar na sua viagem para gramado, feito com muito carinho e esforço para você! Não deixe de conferir!

Roteiro Gramado 5 dias para casal, família, lua de mel e quem está viajando com bebês andy ph chapeu de viagem roteiro pronto economize 1000 reais facil
Cada roteiro tem mais de 40 páginas com várias dicas, informação dos lugares e médias de preço. Super Completo! Conheça mais AQUI.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. 23 de novembro de 2022

    […] Leia mais sobre como montar o seu roteiro AQUI […]

  2. 28 de dezembro de 2022

    […] Pretende ficar 5 dias? Veja esse roteiro […]

  3. 16 de janeiro de 2023

    […] Roteiro Gramado 5 dias com Rota Romântica […]