fbpx

Os 15 Melhores Passeios Gratuitos em Gramado

Neste post vamos lhe mostrar alguns passeios gratuitos em Gramado!

Quem conhece Gramado, já sabe: a cidade por si só já é um passeio, com tantos pontos turísticos, passeios e atrações pagas como os parques temáticos, fábricas de chocolate e passeio de Maria Fumaça.

Mesmo assim Gramado não deixa a desejar em diversas atrações gratuitas para visitar, vamos te ajudar com os melhores passeios gratuitos em Gramado.

Entrada de Gramado RS
Entrada de Gramado

Vídeo: Aqui está um vídeo sobre os melhores lugares para visitar em Gramado

1. Avenida Borges de Medeiros

Essa com certeza é nossa primeira das 15 dicas de passeios gratuitos em Gramado: caminhar pela principal avenida da cidade.

Se você vem sentido Porto Alegre, a Av. Borges de Medeiros será o cartão de entrada.

Olhando ao redor, você vai observar a arquitetura alemã presente, prédios em formas simétricas, a rua é cheia de restaurantes, lojas e cafeterias que te convidam a entrar para conhecer a cultura e os prazeres de Gramado.

Conheça o Largo da Borges, que é uma galeria com lojas, restaurantes e diversas opções de entretenimento.

 Av. Borges de Medeiros  em Gramados
Avenida Borges de Medeiros

2. Igreja Matriz de São Pedro

Bem no centro de Gramado, a Igreja Matriz de São Pedro é cartão postal da cidade. Construída na década de 40, é um monumento inspirado no estilo romano, chama atenção por sua altura (a torre tem mais de 40 metros de altura) e é formada por mais de 70 mil pedras basálticas.

No pátio da Igreja ficam as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus em tamanho real, na calçada é que fica instalado o famoso relógio marcando a temperatura do local.

E é parada obrigatória para aquela foto tradicional de recordação, além de contemplar a exuberância dessa Igreja, você pode entrar e conferir sua decoração interna, com pinturas nos vitrais do apóstolo Pedro.

Foto da Igreja Matriz de São Pedro
Igreja Matriz de São Pedro

3. Fonte Do Amor

Fonte do Amor Eterno fica bem ao lado da Igreja de São Pedro, é lá que os casais apaixonados eternizam seu amor prendendo cadeados com seus nomes e jogando a chave na água da fonte.

Encontre um espaço e deixe o seu lá também. Esse é mais um passeio gratuito em Gramado para incluir no seu roteiro!

Fonte do Amor
PH e Andy na Fonte do Amor

3. Rua Coberta

Mas o que tem de tão especial nessa famosa Rua Coberta? Como o nome já diz, ela é uma rua totalmente coberta por um teto transparente e plantas forrando toda a sua extensão, um verdadeiro charme e ponto obrigatório para fotos.

Nela não passam carros, mais tem vários restaurantes, bares e lojinhas, com muito movimento durante todo o dia mas principalmente a noite, ainda fica bem perto centro.

Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. No Natal Luz ela fica mais apaixonante.

Rua Coberta Gramado
PH e Andy na Rua Coberta Gramado

4. Palácio dos Festivais

Ainda na Borges de Medeiros e em frente à Rua Coberta, está o Palácio dos Festivais, onde acontece todos os anos o Festival de Cinema de Gramado.

Com tapete vermelho e até calçada da fama, igual ao Oscar, reúne artistas famosos, convidando turistas e viajantes a prestigiar o maior festival do gênero da América Latina, além de ser um dos mais conhecidos pontos turísticos gratuitos em Gramado.

Fora da época do festival, o local também mantém vários filmes em cartaz.

Entrada do Palácio dos Festivais em Gramado
Palácio dos Festivais em Gramado

5. Lago Negro

O lago mais fotografado e mais romântico, o Lago Negro é um dos mais belos e gratificantes passeios gratuitos para visitar. Um lugar lindíssimo em Gramado que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Ele foi construído artificialmente após um incêndio na região que devastou boa parte da paisagem, sendo salvas por moradores locais.

E um deles, o alemão Leopoldo Rosenfeldt, trouxe mudas de árvores originadas do seu país para plantar às margens do lago.

Hoje, arrodeado de hortênsias e azaléias, o Lago Negro permite que você passeie em seu entorno. Tem também os pedalinhos, mas que são pagos a parte no local.

Foto Panorâmica do Lago Negro
Vista do Lago Negro Gramado

Vídeo: Veja aqui um vídeo sobre o Lago negro

6. Parque Alemanha Encantada

Em frente ao Lago Negro está localizado o Parque Alemanha Encantada, um espaço que retrata os famosos Contos dos Irmãos Grimm, com cenários inspirados nas clássicas histórias, como Rapunzel e os Músicos de Bremen. Lá você vai encontrar lojinhas e restaurantes se optar por uma esticadinha no passeio.

O parque possui uma torre de 20 metros de altura, com elevador panorâmico, que de lá o visitante consegue ter visão do Lago Negro.

Lá na torre também é reproduzido o quarto da Rapunzel, com o cenário da história da personagem. A atração é paga a parte, caso queira levar a criançada para conhecer o quarto da princesa.

No parque você também tem a opção da foto na neve no valor de R$ 10,00.

Foto do Parque Alemanha Encantada
Parque Alemanha Encantada

7. Lago Joaquina Rita Bier

Outro lago maravilhoso para conhecer, é o Lago Joaquina Rita Bier. Ele também é artificial e traz uma paisagem incrível, fica bem próximo à Rodoviária de Gramado e tem aproximadamente 17 mil metros quadrados.

É nele que acontecem alguns dos grandes espetáculos do Natal Luz, com shows de luzes, fogos de artifício e corais a céu aberto.

Paisagem do Lago Joaquina Rita Bier

8. Mirante do Vale do Caí

Mirante do Vale do Caí possui uma vista única para o Vale, um lugar incrível e onde você pode contemplar a natureza por todos os lados.

Ele fica na Parada da Torre, RS 235 entre Gramado e Nova Petrópolis. O Vale compreende uma região de 19 municípios e para quem vai de Gramado à Bento Gonçalves, pode contemplá-lo em vários trechos da estrada.

Em nossos Tours sempre adicionamos esta parada pela beleza inesquecível do Vale.

Mirante do Vale do Caí na Serra Gaúcha
Vista do Mirante do Vale do Caí

9. Museu do Perfume

O  Museu do Perfume Fragram, é o primeiro do Brasil e traz um pouco da história e curiosidades sobre um produto que atrai homens e mulheres do mundo inteiro.

Com mais de 450 frascos de perfumes mundiais, o local conta com loja, fábrica e museu, expondo as principais técnicas utilizadas na extração das essências.

Museu do Perfume em Gramado
Museu do Perfume Fragram

10. Rua Torta

Oficialmente Rua Emílio Sorgetz, a Rua Torta é cenário de lindas fotos por ser bem sinuosa e cheia de plantas ao seu redor.

Fica em frente à Praça das Etnias, é uma das ruas mais famosas e um dos pontos turísticos em Gramado mais visitados.

Dica: garanta boas fotos no início da manhã e a noite, são os horários menos propensos a estar cheio de turistas.

Rua Torta em Gramados Serra Gaúcha
Rua Torta

Vídeo: Veja um vídeo com algumas dicas que fica ali perto da Rua Torta

11. Praça das Etnias

Praça das Etnias fica ao lado da Rodoviária de Gramado, e lá acontecem diversos eventos como a Festa do Colono, a Feira do Livro, a Vila de Natal e a Casa do Papai Noel (últimos somente no Natal Luz), entre outros.

Uma praça muito bonita, repleta de verde ao seu redor e garante lindas e maravilhosas fotos.

Visão da Praça das Etnias
Praça das Etnias

12. Rótula das Bandeiras

Rótula das Bandeiras, oficialmente Praça Leopoldo Rosenfeldt, é a praça da entrada do centro da cidade, e onde está a estátua de Kikito, um troféu entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado.

Com várias bandeiras representando os estados do Brasil, vale a pena dar uma paradinha e tirar fotos rapidamente para comemorar a viagem que você terá pela frente!

Rótula das Bandeiras entrada do centro da cidade
Rótula das Bandeiras

13. Catedral de Pedra – Canela

Em Canela, cidade vizinha de Gramado, está localizada a Catedral de Pedra, num estilo gótico e com uma construção belíssima que chama a atenção dos visitantes.

Oficialmente chamada de Catedral Nossa Senhora de Lourdes, ficou conhecida por ser toda revestida em pedras e com uma torre de 65 metros de altura.

A Igreja fica linda a noite, quando as luzes se acendem, se tornando um símbolo e ponto turístico muito visitado também no Natal Luz por sua decoração impecável.

Catedral de Pedra
Catedral de Pedra em Canela

Vídeo: Veja aqui um vídeo um pouco sobre a catedral de pedra e dicas de Canela

14. Fábricas de Chocolate

Gramado tem inúmeras fábricas de chocolate, cada uma delas com um tipo de visitação diferente. Algumas pagas, outras não.

Mas para você que veio até aqui a procura de passeios gratuitos em Gramado, pode incluir no seu roteiro uma visita às fábricas que oferecem visitação gratuita, como a Prawer, pioneira na Serra Gaúcha.

Dentre outras como a Florybal, Lugano e Planalto, que você não paga pela visita e pode conhecer todo o processo de fabricação de cada marca.

Fábrica de Chocolate em Gramado
Fábrica de Chocolate Florybal

15. Templo Budista

Templo Budista Khadro Ling não fica em Gramado, mas não poderia deixar de listá-lo no post, já que ele é o primeiro templo budista tibetano do Brasil.

Ele fica no município de Três Coroas, a 30 km de Gramado, e vale muito a pena incluir no seu roteiro de passeios gratuitos.

O local é de um silêncio e sensação de paz inigualáveis, paisagens naturais por todos os lados e algumas estátuas podem ser observadas por lá.

É praticante de meditação? Você vai adorar participar de uma sessão que acontece aos domingos no templo.

Templo Budista Khadro Ling município de Três Coroas, a 30 km de Gramado
Templo Budista Khadro Ling

Para complementar sua viagem

Tenha a VIAGEM PERFEITA na palma da sua mão!
Tudo está de forma fácil e planejado para você fazer uma viagem dos sonhos.

Planejamento e pesquisa são fundamentais!
Nós mesmos já deixamos de visitar e conhecer lugares legais só por não se planejar e pesquisar.

Desde o passo a passo, até a utilização de descontos, você terá a sua viagem mais SIMPLES do que você imagina.

Redes Sociais

Para complementar, postamos storys diariamente no Instagram. Respondendo perguntas, dando dicas, indicando lugares para almoçar, jantar e até mesmo lojas.

E também temos um canal Youtube com vídeos dando dicas sobre todos os passeios e lugares turísticos de Gramado.

Você pode gostar...